domingo, 5 de agosto de 2012

História do Diabo

Lembro da primeira vez em que ouvi minha avó me contar sobre o inferno e sua miríade de seres diabólicos: eu tinha apenas 8 anos. Havíamos assistido ao filme "Amor além da Vida" (ou, no original, "What Dreams May Come"), e lembro com precisão cirúrgica do momento em que o protagonista Chris (interpretado por Robbie Williams) desce o abismo em busca de sua esposa Annie (Annabella Sciorra), andando sobre o que se tornaria para mim a mais terrível descrição do inferno: um mar de rostos.
Eram rostos de pessoas pecadoras, num horizonte infinito de sofrimento e agonia. Guardei para sempre aquela imagem nos recônditos de minha mente, e, apavorado, tive que interromper a sessão para chorar os horrores que havia visto. Minha avó, sempre solícita, então começou a me contar que aquele era o inferno da Bíblia, e que somente as pessoas muito más iriam para aquele lugar.
Desnecessário dizer que ela jurava de pés juntos que eu não iria para lá!
Mas aquele imagem sempre me assombrava, não importava quanto o tempo passasse, se eu fechasse meus olhos eu veria o meu próprio mar de rostos.
No entanto, por mais que eu me esforçasse eu nunca realmente acreditei no inferno bíblico. Pelo menos, não nos detalhes que a Bíblia me oferecia, ou mesmo nas pinturas sinistras de Botticelli e tantos outros. E foi então que resolvi iniciar meus estudos sobre o diabo - e especificamente sobre a construção de sua figura no decorrer da história.
O interessante nesta história toda é que quanto mais eu lia, mais os abismos de Annie me pareciam ilusórios.
E, quanto mais eu lia, mais a própria concepção do "diabo" se tornava fascinante - passando de um mero subalterno divino ao próprio receptáculo do Mal.
Por isso, começo esta primeira postagem inserindo referências bibliográficas sobre a história do diabo - referências válidas a historiadores, teólogos e entusiastas no assunto.
Espero que façam excelentes leituras.
E para terminar, nada mais adequado do que citar a famosa frase de Lutero: 

"O diabo é o diabo de Deus"

(Ou deveria ser "o diabo é o diabo do homem"...?)



Referências bibliográficas:

BETHENCOURT, F. O imaginário da magia: feiticeiras, advinhos e curandeiros em Portugal no século XVI. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
BRASSIANI, I. et ali. Diabo, demônio e poderes satânicos. Petrópolis: Vozes, 2002.
CHAIN, I. O Diabo nos porões das caravelas: mentalidades, colonialismo e reflexos da constituição da religiosidade brasileira nos séculos XVI e XVII. Campinas: Pontes, 2003.
DELUMEAU, J. História do medo no Ocidente: 1300-1800, uma cidade sitiada. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
LINK, L. O Diabo: a máscara sem rosto. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
MAFFESOLI, M. A parte do Diabo: resumo da subversão pós-moderna. Rio de Janeiro: Record, 2004.
MARIZ, C. L. “O demônio e os pentecostais no Brasil”. In: CIPRIANI, R. et ali (Org.). Identidade e mudança na religiosidade latino-americana. Petrópolis: Vozes, 2000.
MUCHEMBLED, R. Uma história do Diabo: séculos XII-XX. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2001.
NOGUEIRA. C. R. F. O Diabo no imaginário cristão. São Paulo: Ática, 1986.
____. O nascimento da bruxaria: da identificação do inimigo à diabolização de seus agentes. São Paulo: Imaginário, 1995.
O’GRADY, J. Satã: o príncipe das trevas. São Paulo: Mercuryo, 1991.
OLIVA, A. S. O Diabo e seus demônios na Igreja Universal do Reino de Deus: teologia e rito de exorcismo na Catedral da Fé na cidade de Fortaleza. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2001. (Dissertação de Mestrado em Sociologia).
____. História do Diabo no Brasil. São Paulo: Fonte, 2007.
OLIVA, M. O Diabo no Reino de Deus: por que proliferam as seitas? São Paulo: Musa, 1997.
PAGELS, E. As origens de Satanás: um estudo sobre o poder que as forças irracionais exercem na sociedade moderna. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.
RIBEIRO, M. M. Exorcistas e demônios: demonologia e exorcismos no mundo luso-brasileiro. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
RUSSEL, J. B. O diabo: as percepções do Mal da Antigüidade ao Cristianismo Primitivo. Rio de Janeiro: Campus, 1991.
SANFORD, J. A. Mal: o lado sombrio da realidade. São Paulo: Paulus, 1988.
SOUZA, L. M. O Diabo e a Terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade popular no Brasil Colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
____. Inferno Atlântico: demonologia e colonização: séculos XVI e XVII. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
STANFORD, P. O Diabo: uma biografia. Rio de Janeiro: Gryphus, 2003.
THOMAS, K. Religião e o declínio da magia. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
VAINFAS, R. A Heresia dos Índios: catolicismo e rebeldia no Brasil Colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
____. Os protagonistas anônimos da história: micro-história. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
____. & SOUZA, J. B. Brasil de todos os santos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
WEGNER, U. “Demônios, maus espíritos e a prática exorcista de Jesus segundo os Evangelhos”. In: ESTUDOS TEOLÓGICOS. São Leopoldo, v. 43, nº. 2.
ZALUAR, A. “O crime e o Diabo na terra de Deus”. In: HORTA, L. P. (Coord.). Sagrado e profano: XI retratos de um Brasil fim de século. Rio de Janeiro: Agir, 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aí! O seu comentário é muito importante para mim, pois com base nele posso tornar o Diabo de Deus ainda melhor!
Apenas evite abreviações e gírias para um melhor entendimento de todos.
Obrigado por estar aqui!