domingo, 19 de agosto de 2012

Controvérsias na construção da narrativa bíblica: da Torá à Vulgata de São Jerônimo




A construção das Sagradas Escrituras tem uma história muito controversa, repleta de manipulações teológicas (em prol de determinados objetivos políticos) por parte da Igreja.
Com a Torah hebraica sendo traduzida em Alexandria no século III a.C. para o grego – passando então a ser conhecida como Septuaginta (LXX) ou mesmo “a Versão dos Setenta” –, e, num segundo momento, sendo admirada no judaísmo helenístico (depois severamente corrigida e por fim rejeitada na Palestina), é traduzida para o latim (tanto o Antigo quanto o Novo Testamentos) por São Jerônimo sob ordens do papa Dâmaso – numa árdua tarefa que levaria cerca de 17 anos.
O fato é que desde o advento do Concílio de Nicéia a 325, sob o jugo do imperador Constantino Magno, muito da real narrativa bíblica fora alterada com o passar do tempo. Mesmo na sua tradução pelo já citado São Jerônimo, erros crassos acabaram sendo incorporados como parte da narrativa original, concedendo novas nuances à interpretação teológica.
Isto para não mencionar o caso dos livros apócrifos, ou seja, dos livros que não são considerados oficiais pela tradição cristã.
Sabendo da grande dificuldade em encontrar os textos originais na íntegra, realizei uma árdua pesquisa em busca tanto da Torá quanto da Septuaginta e da Vulgata; mas por fim eis aqui todos os textos no Diabo de Deus.
Espero que seja de alguma ajuda.
Um abraço!

Torá Interlinear (Hebraico & Inglês):



A Versão dos Setenta – Septuaginta (LXX):



Vulgata Latina de São Jerônimo:



4 comentários:

  1. Muito interessante seu post Johny...a maioria das pessoas (principalmente as mais religiosas) acham que o formato atual da bíblia foi uma revelação divina.
    O que elas não sabem ou não querem saber que a atual formato e constituição da bíblia é consequência de influências políticas, econômicas e religiosas de diversos grupos, que se utilizaram e a ainda se utilizam do caráter santo e divino da mesma para moldar e direcionar o pensamento do povo para os seus próprios interesses, que é poder e dinheiro.
    Então revelar como tudo isso ocorreu..transmitir a verdade de como tudo se formou é necessidade e vocação do historiador...e o seu post permite esse esclarecimento..parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Realmente muito boa a sua postagem.
    Descobri seu blog ao acaso pesquisando sobre Plutarco para preparar uma aula para meus alunos. Adorei!!!
    Continue assim que você ainda irá alçar voos maiores.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Agatha! Continue ligada aqui no blog que sempre tem novidade pintando.
      Aquele abraço!

      Excluir

Comente aí! O seu comentário é muito importante para mim, pois com base nele posso tornar o Diabo de Deus ainda melhor!
Apenas evite abreviações e gírias para um melhor entendimento de todos.
Obrigado por estar aqui!